facebook twiter Youtube

Comercio da capital baiana fecha as portas para comemorar o dia do comerciário


Nesta segunda-feira, 17 de Outubro, o comercio da capital baiana amanheceu de portas fechadas para celebrar o feriado dos comerciários de Salvador. Conquistada com muita luta, a data simboliza o reconhecimento de uma das categorias mais importantes para o desenvolvimento econômico do país.

O feriado do Dia do Comerciário está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre Sindicatos e entidades patronais. Na data, nenhum comerciário poderá trabalhar. Para assegurar que a data fosse respeita, equipes do Sindicato dos Comerciários realizaram fiscalização nos principais pontos da cidade.

Apesar das dificuldades enfrentadas em um cenário político turbulento, no qual os direitos da classe trabalhadora correm sérios riscos de retrocessos, os comerciários puderam aproveitar o dia de folga para curtir com a família, amigos, descansar, realizar atividades esportivas e de lazer.

A data é mais uma das conquistas asseguradas pela seriedade e compromisso do Sindicato, nas negociações da campanha salarial deste ano. Nas ruas a categoria lutou contra a falta de sensibilidade dos empresários, que apesar dos lucros exorbitantes, resistiam em dar o devido reconhecimento aos cerca de 180 mil trabalhadores.

O presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA), Reginaldo Oliveira, destacou a importância da data, resultado de muita luta da categoria, e parabenizou todos os comerciários e comerciárias pelo seu dia.

“O momento é de celebração. Os comerciários merecem, pois são figuras chaves no desenvolvimento do país. Contudo, é preciso que façamos uma reflexão sobre a importância de lutarmos pelos nossos direitos, em grave risco com a gestão do atual presidente Michel Temer. Um governo que nem de longe representa as bandeiras da classe trabalhadora”, enfatizou.

Itabuna

O dia 17 de Outubro também é feriado dos comerciários em outras cidades baianas como Itabuna que entrou com decreto que antecipa a data do dia 30, dia Nacional dos Comerciários, para o dia 17.

Hoje, o comércio de Itabuna, assim como o de Salvador, manteve fechado supermercados e lojas de shoppings.

Denúncia

No caso de descumprimento da CCT, o trabalhador deve coletar provas do funcionamento da empresa, como notas, cupons fiscais, registros de ponto e procurar o Sindicato para dar entrada em processo judicial, com direito a receber, através de multa aplicada contra a empresa, o valor referente ao piso da categoria.

Irecê recebe o 1º Seminário de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural

Vitória dos trabalhadores e dos comerciários, registro sindical da FEC-Ba é restabelecido

Deixe seu comentátio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *